Ainda compensa prensar os Cd's ?
24/11/2023 23:17 em Música

 

Ainda compensa os grupos Independentes prensarem o seu Cd ?

 

 

 

Em um cenário musical onde a predominância do consumo de música se dá por meio de plataformas digitais e streaming, a importância de gravar músicas em mídia física para grupos de rap independentes pode parecer diminuída. No entanto, essa prática ainda possui relevância em diversos aspectos que vão além do simples ato de disponibilizar a música para audição. Aqui, exploraremos em detalhes por que grupos de rap independentes podem considerar a gravação em mídia física uma estratégia válida, mesmo em um mundo cada vez mais digital.

 

 

Novo Aqui , já leu nossa matéria anterior ? De um Confere aí O Hip Hop e a Consciência Negra

 

                 

3 - Estratégia de Marketing e Diferenciação

 

Em um mercado saturado, onde o acesso digital é fácil e instantâneo, a oferta de mídia física pode ser uma estratégia de marketing eficaz para destacar um grupo de rap independente. A exclusividade associada aos lançamentos físicos, especialmente se forem em edições limitadas, pode atrair a atenção de colecionadores e entusiastas, diferenciando o grupo no cenário musical.

 

4 - Preservação da Arte e Narrativa Visual

 

 

Mídias físicas oferecem um espaço específico para a expressão artística. Os encartes, capas e até mesmo o design dos discos podem ser explorados como extensões da narrativa visual do álbum. Isso permite que os artistas controlem a apresentação de sua arte de maneira mais específica e significativa do que as plataformas digitais permitem.

 

 

6 - Fortalecimento da Identidade de Marca

 

A criação de uma marca forte é crucial para a longevidade de um grupo de rap independente. Mídias físicas bem projetadas e homologadas à estética do grupo afetado com o desenvolvimento dela. Isso cria uma experiência mais coesa para os fãs e solidifica a presença do grupo no cenário musical.

 

7 - Potencial para Parcerias Locais

 

Em alguns casos, a presença de especificações específicas em lojas locais de discotecas ou estabelecimentos parceiros pode ampliar a visibilidade do grupo de rap independente. Essa estratégia não atinge apenas um público local mais amplo, mas também fortalece os laços com a comunidade.

 

8 - Liberdade Intelectual

 

 

Hoje pros grupos independentes estarem divulgando seus trabalhos eles obrigatoriamente devem seguir as regras a risca da plataforma a qual estão colocando suas músicas, é comum dentro do rap o uso de samplers e colagens de outras obras isso com certeza já barra o upload desse material, damos como exemplo aqui o grupo independente Filosofia do Gueto, formado por Mano Brunão (Ceará) e DAviSP (São Paulo), em sua faixa "Dos Loucos e dos Românticos", onde parte do refrão usam uma colagem de uma musica do Racionais Mc's, e a mesma foi proibida de entrar na plataforma por conta disso. Errado ou não , isso será assunto pra outra matéria,enfim em um trabalho prensado do grupo isso poderia ser usado normalmente. 

 

 

 

Conclusão:

 

Embora a era digital tenha transformado significativamente a indústria musical, a gravação em mídia física ainda apresenta diversas vantagens para grupos de rap independentes. Desde a conexão tangível com os fãs até a diversificação das fontes de receita e o fortalecimento da identidade de marca, a mídia física continua sendo uma ferramenta relevante e estratégica no arsenal dos artistas independentes que desejam não apenas sobreviver, mas prosperar em um mercado musical em constante evolução.

 

Agora aguardamos a sua opinião, acha que vale a pena gravar um cd ou estamos fadados a sermos refém das empresas que controlam a mídia digital.

 

 

 

Argumento e Edição : Cello 

Portal do Gueto Comunicações

portaldogueto@gmail.com

 

Colaboradores : Eres, Tomada de Decisão, Mano Brunão, África e Lhaikers Rimador

 

 

 

 

 

 

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!